A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará uma palestra sobre misoginia nas redes sociais no dia 22 de maio, às 14h, no Salão de Convenções. O evento contará com a participação da deputada federal Ana Pimentel (PT-MG), autora de um projeto de lei focado no combate à misoginia digital. A palestra é aberta à comunidade universitária e tem como objetivo discutir o tema.
A iniciativa busca ampliar o debate sobre a misoginia nas redes sociais. Este fenômeno abrange práticas de discriminação, intimidação, assédio e disseminação de discursos de ódio direcionados às mulheres. O crescimento das interações em plataformas digitais tem gerado discussões sobre os impactos dessas violências.
De acordo com a UFLA, esses impactos afetam a participação das mulheres nos espaços públicos, a saúde mental e o exercício de seus direitos. A discussão visa abordar as consequências da misoginia no ambiente digital e suas repercussões na vida das mulheres.
Ana Pimentel é autora de um projeto de lei que propõe medidas para prevenir e combater a misoginia digital no Brasil. A proposta inclui ações de educação digital, proteção às vítimas e responsabilização de agentes que promovam conteúdos misóginos no ambiente virtual. Ela também é professora na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).
A palestra é uma oportunidade para discutir um tema atual e presente no cotidiano de usuários de redes sociais. O evento busca contribuir para a construção de ambientes digitais mais seguros, respeitosos e inclusivos. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape) e da Casa das Cidades.
