governanca-ambiental

Seminário de Governança Ambiental Municipal ocorreu na UFLA

Advertisement

O III Seminário de Governança Ambiental Municipal foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), abordando o tema “Oportunidades Socioeconômicas geradas pela Conservação Ambiental”. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudo e Apoio ao Plano Conservador da Mantiqueira (Núcleo PCM) da UFLA, ocorreu no Bloco III do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).

O seminário teve como objetivo discutir políticas ambientais que possam impulsionar o desenvolvimento sustentável nos municípios do Sul de Minas Gerais. A programação incluiu palestras e debates sobre diversos aspectos da governança ambiental e suas aplicações práticas.

A agenda do evento contou com apresentações sobre governança ambiental como oportunidade para os municípios. Foram abordadas as inovações geradas pela política municipal de pagamento por serviços ambientais em Extrema (MG).

Também foram discutidos o consórcio ambiental Altos da Mantiqueira, com foco em inovações e cooperação intermunicipal. O saneamento básico foi tema de debate, com a palestra “O Desafio”, e a destinação correta de resíduos sólidos.

Advertisement

A Agência Regional de Proteação Ambiental da Bacia do Rio Grande (Arpa Rio Grande) apresentou suas ações. Entre os palestrantes estavam o professor Rafael E. Chiodi, coordenador do Núcleo PCM-UFLA, e Paulo Henrique Pereira, secretário municipal de Meio Ambiente de Extrema.

Participaram também Stella Guida, secretária municipal de Meio Ambiente de Itanhandu, e Nelson José Antônio, diretor executivo do Consórcio Multifinalitário do Pontal Sul de Minas (COMPSUL). Josina Aparecida de Carvalho, representante da ARPA Rio Grande, também esteve presente.

Gestores públicos dos municípios de São João da Mata, Itumirim, Itutinga, Lavras, Itanhandu e Extrema compareceram ao seminário. Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e do Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane) também participaram.

Discentes da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão da UFLA também estiveram presentes. De acordo com a UFLA, o evento proporcionou a troca de experiências entre os participantes.

Advertisement

O seminário fortaleceu o diálogo entre o Núcleo PCM-UFLA e os municípios. Abriu-se, assim, perspectivas para novas parcerias. Essas parcerias visam à implementação de políticas e ações de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *