O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, em 19 de outubro, o curso “Indígenas Warao Refugiados no Brasil: Aspectos Antropológicos, Históricos e Jurídicos”. O evento teve como foco a qualificação de profissionais do sistema de Justiça e da rede de proteção para atuar com a população indígena Warao, originária do Delta do Orinoco, na Venezuela.
O objetivo do curso foi ampliar o conhecimento sobre a realidade dos Warao e fortalecer respostas institucionais. A iniciativa buscou adequar o atendimento às especificidades culturais, sociais e linguísticas desse grupo. A capacitação ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Na abertura, a coordenadora regional do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), Shirley Machado, destacou a necessidade de atuação articulada entre instituições. Segundo ela, a população Warao apresenta características que exigem uma abordagem integrada.
Machado afirmou que os Warao possuem a condição de pessoa indígena, refugiada e migrante. Cada uma dessas condições, conforme a coordenadora, possui um regime jurídico específico. Ela ressaltou que nenhum regime isolado é suficiente para atender a complexidade da realidade desse povo.
A promotora de Justiça enfatizou que a proteção dos direitos dos Warao não depende apenas de órgãos federais. De acordo com Shirley Machado, o Ministério Público estadual também deve atuar na defesa de direitos como saúde, educação, assistência social, segurança e integridade física e psicológica.
Ela complementou que nenhuma instituição isoladamente tem capacidade para atender a todas as necessidades. A promotora destacou a importância de uma atuação em rede interinstitucional. A população Warao está presente em diversas cidades brasileiras, incluindo Minas Gerais.
Os Warao chegaram ao Brasil após um deslocamento forçado, motivado por dificuldades econômicas, ambientais e sociais. Ao longo dos anos, famílias indígenas buscaram proteção e melhores condições de vida no Brasil. Eles trouxeram consigo modos de organização comunitária, tradições e identidade cultural.
Representando a Defensoria Pública de Minas Gerais, a defensora pública Rachel Passos abordou os desafios institucionais. Ela mencionou a dificuldade em garantir direitos sem desconsiderar as especificidades culturais dos Warao. As respostas tradicionais do Estado, segundo Passos, nem sempre são suficientes.
A defensora afirmou que os desafios são numerosos porque as instituições tentam adequar a realidade Warao aos “direitos da ocidentalidade”. Rachel Passos também ressaltou a importância da escuta das comunidades indígenas. “Esse acesso a direitos passa principalmente pela necessidade da escuta do povo Warao”, observou.
Ela concluiu que a elaboração de protocolos de consulta deve partir da oitiva dos Warao, e não das instituições. Durante o seminário, os antropólogos Gabriel Tardelli e Marlise Rosa apresentaram um panorama histórico da diáspora Warao.
Os pesquisadores explicaram que os deslocamentos desse povo não se limitam à crise venezuelana recente. Eles são resultado de processos históricos mais amplos, envolvendo transformações ambientais, empreendimentos econômicos e dificuldades de subsistência em seus territórios tradicionais.
Ao discutir a presença dos Warao no Brasil, Gabriel Tardelli destacou a necessidade de superar visões estereotipadas sobre povos indígenas em contexto urbano. “O fato de viverem nas cidades ou atravessarem fronteiras nacionais não faz com que deixem de ser indígenas”, afirmou o pesquisador.
Tardelli defendeu que as políticas públicas considerem as especificidades culturais e as formas de organização dessas comunidades. A representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Silvia Sander, também participou da abertura.
Sander enfatizou a importância da cooperação institucional. Segundo ela, existem cerca de 13 mil indígenas refugiados da Venezuela no Brasil, a maioria da etnia Warao. “Nenhuma instituição consegue responder sozinha a esses desafios”, afirmou.
A representante do Acnur destacou que a atuação articulada entre o sistema de Justiça, assistência social, saúde, educação e as comunidades indígenas é essencial. A capacitação continuou em 20 de outubro, com novos debates e a participação de lideranças indígenas.
A expectativa é que o intercâmbio de conhecimentos fortaleça a atuação institucional do MPMG e da rede de proteção. O objetivo é garantir os direitos da população Warao em Minas Gerais.
Para mais informações, acesse as notícias relacionadas:
