A UFMG sediará o 4° Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Avaliação de Riscos (Laras) de 30 de junho a 3 de julho, no auditório da Faculdade de Farmácia. O evento, realizado pela primeira vez no Brasil, terá como tema “Segurança alimentar baseada na ciência”. As inscrições gratuitas estão abertas até 29 de junho na plataforma Even3.
De acordo com a UFMG, o simpósio será coordenado pela professora Flávia Beatriz Custódio, do Programa de Pós-graduação em Ciências dos Alimentos (PPGCA). A programação inclui discussões sobre riscos biológicos, químicos e físicos nos alimentos, além de aspectos regulatórios e de fiscalização. A programação completa está disponível no site do evento.
Segundo a professora Flávia Custódio, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que uma em cada dez pessoas no mundo adoece após consumir alimentos contaminados. “Há microrganismos que aumentam casos de aborto recorrente e insuficiência renal, além de substâncias químicas que elevam o risco de câncer”, afirma.
A UFMG destaca que crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas são os mais vulneráveis a riscos alimentares. No Brasil, o Ministério da Saúde registra mais de 662 surtos anuais relacionados à contaminação de alimentos.
Comunicação e cooperação internacional
Flávia Custódio ressalta a importância da comunicação na gestão de riscos alimentares. “Precisamos de estratégias para dialogar com governos, pesquisadores e a população”, diz. O simpósio incluirá uma conferência sobre o uso de quadrinhos como ferramenta de comunicação de riscos.
O evento contará com participantes de vigilâncias sanitárias municipais e estaduais, além de representantes de instituições internacionais. Entre elas estão o Instituto Federal Alemão de Avaliação do Risco (BfR), OMS, Opas, FAO e o Organismo Internacional Regional de Sanidad Agropecuaria (Oirsa).
De acordo com a organização, o Oirsa apresentará ferramentas gratuitas de análise probabilística de exposição a contaminantes químicos. O objetivo é promover a integração de conhecimentos entre países da América Latina e Caribe, considerando suas realidades específicas de produção e consumo de alimentos.
