agenciamg-846

Inmetro discute regulamentação de equipamentos para consumo de água

Advertisement

“`

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) discutiu a regulamentação de equipamentos para consumo de água, como filtros, purificadores e bebedouros, em uma edição do Papo Conforme. O evento ocorreu em 26 de maio de 2026 e teve como foco os requisitos técnicos que garantem segurança e desempenho aos produtos.

De acordo com o Inmetro, a Diretoria da Avaliação da Conformidade (Dconf) organizou o encontro para alinhar o conhecimento das equipes sobre as normas do setor. Victor Simão, da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória (Direq), apresentou as atualizações recentes na regulamentação desses equipamentos.

“A regulamentação desses equipamentos tem como objetivo assegurar que os produtos ofereçam níveis adequados de segurança, desempenho e qualidade. Além disso, as informações presentes nas etiquetas permitem que o consumidor faça escolhas mais conscientes e adequadas às suas necessidades”, destacou.

Advertisement

Atualizações na regulamentação

Durante o evento, foram abordadas as mudanças trazidas pela Portaria Inmetro nº 188, de 2026, que atualizou os requisitos de avaliação de conformidade. A norma incluiu uma nova classificação de eficiência energética para equipamentos elétricos que tratam água, como refrigeradores e aquecedores.

Os principais requisitos discutidos envolveram testes de segurança, como pressão hidrostática, fadiga mecânica e controle microbiológico. Também foram citadas avaliações de desempenho, como retenção de partículas, redução de cloro livre e eficiência bacteriológica.

Para equipamentos elétricos, foram apresentados os critérios de eficiência energética usados na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). O Papo Conforme faz parte das iniciativas da Dconf para disseminar conhecimento sobre regulamentações técnicas.

“`

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *