Um homem de 29 anos, foragido da Justiça e com ligação a uma facção criminosa, foi preso na noite de terça-feira, 23 de junho, na Vila Primeiro de Maio, zona Norte de Belo Horizonte. A ação foi resultado de um trabalho conjunto entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
A prisão ocorreu dentro de um residencial, após informações indicarem a presença do foragido no local. A administração do condomínio liberou a entrada dos policiais para a realização da abordagem. O indivíduo possuía dois mandados de prisão em aberto.
Ao se aproximarem do apartamento, os policiais notaram janelas abertas e perceberam o homem no banheiro. Um cachorro da raça pitbull começou a latir, alertando o foragido. Ele saiu do banheiro e foi abordado pela janela da sala.
O homem não obedeceu à ordem de se entregar e tentou fugir. Os policiais arrombaram a porta de entrada para efetuar a prisão. A operação foi coordenada pela Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri (Cojur), vinculada ao Centro de Apoio Operacional de Defesa da Segurança Pública (CAO-SEP) do MPMG.
O indivíduo possui histórico criminal, incluindo passagens por tráfico de drogas, roubos, porte ilegal de arma de fogo, motim, receptação e homicídios. Ele é apontado como uma figura de liderança no esquema de tráfico de drogas na Vila Primeiro de Maio.
Os dois mandados de prisão em aberto contra ele foram cumpridos. O primeiro, de prisão temporária, foi expedido em janeiro de 2024, relacionado a um caso de homicídio qualificado e duas tentativas de homicídio.
O segundo mandado, de prisão preventiva, foi expedido no início deste mês. Este mandado decorreu da regressão do regime de pena, de restritiva de direitos para semiaberto. As autoridades consideram o homem de alta periculosidade.
