A UFMG sediou, nos últimos dois dias, o 3º Congresso Brasileiro Defesa da Vacinação e o 1º Congresso Internacional de Imunização. O evento, que termina nesta quarta-feira (24), no campus Pampulha, reuniu profissionais da saúde, pesquisadores e gestores para debater estratégias de ampliação da vacinação no país.
De acordo com a UFMG, os congressos abordaram desafios como a queda nas coberturas vacinais, hesitação vacinal e desinformação. As discussões partiram do reconhecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) como política pública universal e gratuita.
As atividades incluíram palestras sobre inovações em imunização, como o uso de inteligência artificial. O evento foi organizado pelo Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação (Opesv).
Fernanda Penido Matozinhos, professora da Escola de Enfermagem e presidente dos congressos, afirmou que o encontro fortalece políticas públicas de imunização. “Precisamos fazer com que o conhecimento chegue de forma clara ao usuário”, disse.
O evento contou com mesas-redondas sobre estratégias para melhorar as coberturas vacinais em estados e municípios. Participaram integrantes do controle social, docentes e estudantes.
