A cerimônia teve a participação de estudantes, docentes e técnicos da UNIFAL-MG. (Fotos: Ivanei Salgado/Dicom)
comenda-educacional-unifal-mg

Universidade Federal de Alfenas campus Varginha recebe Comenda do Mérito Educacional Irmã Noemi

Advertisement

A UNIFAL-MG, por meio do Campus Varginha, recebeu a Comenda do Mérito Educacional Irmã Noemi. O reconhecimento, concedido por unanimidade pelo Poder Legislativo Municipal de Varginha, destaca a atuação da instituição no ensino, pesquisa e extensão universitária.

A comenda foi proposta pela vereadora Professora Mônica Cardoso. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

A cerimônia de entrega ocorreu em 18 de junho, durante sessão solene na Câmara Municipal. Estudantes, técnicos e professores da Universidade estiveram presentes no evento. A comenda foi proposta pela vereadora Professora Mônica Cardoso (PCdoB).

A vereadora, egressa do Mestrado em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG, justificou a homenagem como uma “justa exaltação” do trabalho e compromisso social da Universidade. Ela destacou a atuação de servidores e estudantes.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Bruno Leandro, egresso do curso de Ciências Econômicas da UNIFAL-MG. (Foto: Ivanei Salgado)

A vereadora afirmou que “Conceder esta homenagem à UNIFAL-MG é reconhecer o papel fundamental que a Universidade exerce na formação de cidadãos, na produção de conhecimento e na promoção do desenvolvimento regional”.

Advertisement

A sessão solene foi presidida pelo vereador Bruno Leandro (PSDB), bacharel em Ciências Econômicas pela UNIFAL-MG. Ele elogiou a iniciativa da vereadora Mônica Cardoso. O vereador refletiu sobre o impacto da Universidade em sua vida e formação política.

O vereador Bruno Leandro declarou: “A Universidade Federal de Alfenas colocou em execução o meu sonho. Eu era um sonhador e ela me possibilitou, me deu ferramentas para que eu pudesse, de fato, trilhar esse caminho. O que eu não canso de dizer é que foi a UNIFAL-MG que direcionou a minha vida rumo à política”.

A mesa da Câmara Municipal contou com a presença de representantes da comunidade universitária. O corpo discente foi representado por Ananda Santos Ferreira, do BICE e do Diretório Acadêmico Florestan Fernandes (DAFF), e Lara Basílio Coutinho, do curso de Administração Pública e coordenadora local do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Também representaram o corpo discente Agnah Grandi, do Mestrado em Gestão Pública e Sociedade, e a egressa Betânia da Silva Pinto. A participação estudantil na mesa destacou a relevância da voz dos alunos na instituição.

Advertisement

Lara Basílio Coutinho expressou satisfação: “Como representante estudantil, eu fico muito feliz em, hoje, ocupar esse lugar, compor uma mesa tão importante, que reconhece o papel de uma universidade pública de qualidade, agregando à educação da cidade de Varginha e da região”.

Ananda Ferreira, por sua vez, destacou que a comenda simboliza o esforço coletivo dos estudantes. Ela afirmou que “Representar o alunado significa ouvir diferentes vozes, construir pontes, defender direitos e contribuir para que a universidade seja um espaço cada vez mais democrático, acolhedor e comprometido com a formação humana e acadêmica”.

Betânia Pinto, mestre em Gestão Pública e Sociedade, ressaltou a importância de Varginha ter duas instituições federais de ensino. Ela parabenizou a UNIFAL-MG, seus professores, técnicos administrativos, estudantes e a população de Varginha.

Advertisement

Betânia Pinto completou: “por ter o privilégio de contar com essa instituição de ensino superior e de pós-graduação pública, gratuita e de excelência”. Sua fala enfatizou o valor da educação pública de qualidade para a comunidade local.

Os servidores do Campus Varginha foram representados por Djanira Helena Ferreira de Andrade e pela professora Ana Carolina Guerra. Também estiveram presentes os professores Manoel Vitor Veloso, diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), e Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, vice-diretor e diretor em exercício do Campus Varginha.

A professora Ana Carolina Guerra afirmou que “Receber a comenda de mérito educacional concedida por esta Casa Legislativa representa um reconhecimento que muito nos orgulha, pois reafirma a relevância social da educação pública, gratuita e de qualidade, princípio que orienta a trajetória da UNIFAL-MG desde a sua criação”.

Advertisement

Para a professora Guerra, a homenagem reconhece o trabalho coletivo de docentes, técnicos, estudantes e gestores. Ela destacou que a comenda fortalece o compromisso da Universidade com o desenvolvimento social, econômico e cultural da região.

A professora Ana Carolina Guerra acrescentou: “Em especial, falo aqui como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade. Esse momento possui um significado ainda mais especial. A proposição dessa honraria parte de uma ex-aluna do nosso programa, hoje vereadora deste município”.

Ela concluiu: “Ver uma egressa ocupando um espaço de representação política, comprometida com as questões públicas e com a valorização da educação, é uma demonstração concreta do papel transformador da universidade pública”.

O vice-diretor do Campus Varginha, professor Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, enfatizou a importância da UNIFAL-MG na transformação social. Ele também ressaltou a necessidade de políticas de apoio à permanência estudantil.

Advertisement

O professor Pessanha declarou: “Muitas vidas podem e são transformadas. Eu sou um exemplo vivo, pois a minha vida foi totalmente transformada pelo ingresso no ensino superior”. Sua fala sublinhou o impacto direto da educação superior.

A Reitoria da UNIFAL-MG também esteve presente na cerimônia. A vice-reitora, professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, reafirmou o compromisso institucional com o desenvolvimento de Varginha e região.

Reitor Alessandro Costa Pereira ressaltou que a UNIFAL-MG tem desempenhado com êxito a sua missão institucional. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

A vice-reitora agradeceu pela comenda, afirmando: “É uma honra uma universidade receber uma homenagem, porque as universidades, atualmente, têm sido atacadas e não homenageadas. Então, este é um momento de grande alegria e orgulho”.

No encerramento da solenidade, o reitor Alessandro Antonio Costa Pereira mencionou o impacto da UNIFAL-MG em Varginha desde a primeira década da EFOA. Ele destacou a formação em Odontologia e Farmácia de moradores locais nos anos 1920.

Advertisement

O reitor também salientou a parceria da Universidade com o município durante a pandemia de Covid-19. A UNIFAL-MG cedeu espaço para a instalação de um hospital de campanha, demonstrando seu apoio à saúde pública.

De acordo com o reitor, a Universidade é um centro de excelência do conhecimento. Ele afirmou que a instituição está no centro dos debates atuais, como sustentabilidade, agenda climática, tecnologia e justiça social.

O reitor enfatizou: “Indiscutivelmente, a UNIFAL-MG tem desempenhado com êxito a sua missão de formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento regional”. Ele agradeceu à Câmara Municipal e à Professora Mônica Cardoso.

Em seu discurso, o reitor Alessandro Antonio Costa Pereira afirmou: “A educação transforma. Ela livra-nos dos preconceitos que hoje assolam o país e o mundo”. Sua fala ressaltou o poder transformador da educação.

Advertisement
A Comenda do Mérito Educacional foi recebida pela Direção do Campus Varginha e pela Reitoria. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

A Comenda do Mérito Educacional Irmã Noemi foi recebida pela Direção do Campus Varginha e pela Reitoria. Todos os professores e técnicos da UNIFAL-MG presentes na sessão solene receberam a representação impressa da comenda da vereadora Professora Mônica Cardoso.

A sessão solene marcou o fim do mandato da vereadora Mônica Cardoso, que retornará ao vereador Rogério Bueno (PV). A vereadora destacou a importância da educação e o papel da universidade.

A vereadora Mônica Cardoso afirmou: “Eu finalizo esse ciclo homenageando aqueles que são responsáveis por tudo o que nós representamos aqui com qualidade. Eu e o vereador Bruno estamos aqui e gostaríamos de dizer para vocês tudo isso que vocês já sabem: que, quando a educação não é libertadora, como dizia Paulo Freire, o sonho do oprimido é se tornar opressor. E nós somos essas vozes”.

Dirigindo-se aos servidores da UNIFAL-MG, a vereadora enfatizou: “A importância de vocês, de cada um de vocês, para nós é imensa. Mas não só para aqueles estudantes que vocês formam, mas para toda a população de Varginha. E vocês são extremamente importantes para nós e para o nosso município”.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *