O acesso ao Zoológico e Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) terá alterações temporárias na manhã deste domingo, 28 de abril. As modificações ocorrem devido à realização da 17ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte, cujo percurso inclui a área da Zoobotânica.
Visitantes que planejam ir ao local devem estar cientes das mudanças nos acessos às portarias. A Portaria 1, localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, na Pampulha, terá restrições específicas para entrada de veículos e pedestres.
Das 8h às 10h, a entrada pela Portaria 1 será permitida apenas para pedestres. Os visitantes deverão utilizar exclusivamente os passeios, pois as vias internas serão reservadas para os atletas da maratona.
A entrada de veículos pela Portaria 1 será liberada somente a partir das 10h, horário estimado para a saída do último atleta do percurso. Esta medida visa garantir a segurança dos participantes e a organização do evento.
Na Portaria 2, situada na Avenida Antônio Francisco Lisboa, 2.600, no bairro Serrano, a entrada de pedestres e veículos de visitantes será permitida entre 8h e 10h. Contudo, haverá limitações para o estacionamento.
Até as 10h, a área de estacionamento da Portaria 2 ficará restrita a um espaço próximo à entrada. Não será possível circular de carro dentro da Zoobotânica até a saída do último atleta, prevista para até as 11h.
Após as 11h, as portarias serão liberadas de forma gradual, conforme a finalização do evento, retornando ao funcionamento normal. A liberação será conduzida por funcionários das portarias, que orientarão os visitantes.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, pode haver variações nos horários informados, dependendo do andamento da prova. A organização do evento monitorará o percurso para ajustar as liberações conforme necessário.
A Meia Maratona de BH, criada em 2010, estabeleceu parceria com o Jardim Zoológico em sua segunda edição, em 2011. Parte do percurso de 21 quilômetros, realizado no entorno da Lagoa da Pampulha, passa pela Zoobotânica.
O objetivo da parceria é destacar o trabalho de conservação de espécies ameaçadas de extinção realizado pela instituição. A cada edição do evento, um animal é escolhido para ser homenageado, promovendo a conscientização ambiental.
Durante a concentração e ao final da corrida, atletas e o público podem visitar um estande do Jardim Zoológico. Técnicos da instituição fornecem informações sobre a espécie homenageada e as ações de manejo para sua conservação.
No local, são distribuídos materiais informativos que auxiliam o público a compreender sobre os animais e os esforços das instituições em prol do meio ambiente. A iniciativa busca engajar a comunidade na causa da preservação.
Neste ano, a espécie homenageada é o gorila. O Zoo de Belo Horizonte é um dos dois na América Latina que mantém um grupo dessa espécie, tendo registrado cinco reproduções bem-sucedidas na capital mineira.
Atualmente, vivem no Zoológico de Belo Horizonte quatro gorilas: um macho adulto, duas fêmeas adultas e uma fêmea jovem. A presença desses animais reforça a importância do trabalho de conservação desenvolvido pela instituição.
