A TV Globo Minas foi selecionada como emissora oficial do Arraial de Belô 2026. A escolha ocorreu por meio de Processo Seletivo Simplificado, conduzido pela Belotur. A emissora terá exclusividade na transmissão ao vivo do evento em TV aberta.
Esta parceria visa ampliar o alcance do Arraial de Belô para além da capital e da região metropolitana. Há possibilidade de repercussão em rede e em plataformas digitais do grupo Globo. A iniciativa busca fortalecer a visibilidade da festa junina.
A emissora desenvolverá programas especiais sobre o Arraial de Belô. Estes programas abordarão os bastidores da produção, a preparação das quadrilhas juninas e a relevância cultural da festa para Belo Horizonte e Minas Gerais. O objetivo é levar os atrativos a públicos de diferentes regiões.
Como contrapartida, a TV Globo Minas poderá utilizar a identidade visual oficial do Arraial de Belô 2026. Isso inclui ações de comunicação institucional e o desenvolvimento de produtos promocionais e brindes. A emissora também terá acesso a áreas estratégicas.
Este acesso é para a instalação de equipamentos e posicionamento de câmeras durante as transmissões. De acordo com informações da Prefeitura de Belo Horizonte, todas as informações e contrapartidas previstas no processo seletivo estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
A 47ª edição do evento será realizada nos dias 24, 25 e 26 de julho e 1º e 2 de agosto. O local escolhido para a festa é o Mineirinho. O Arraial de Belô é considerado o maior festejo junino das regiões Sul e Sudeste do país.
A programação inclui apresentações de quadrilhas, shows musicais e uma vila gastronômica. Diversas manifestações da cultura popular também farão parte do evento. A expectativa é proporcionar uma experiência que celebre as tradições juninas e a identidade cultural da cidade para moradores e turistas.
