Junia Garrido/PBH
agenciamg-799

Belo Horizonte realiza 4º Seminário Internacional de Segurança Alimentar

Advertisement

Belo Horizonte sedia, a partir desta quarta-feira (24), a 4ª edição do Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, com o tema “Abastecimento Alimentar, Emergência Climática e Fome”, reúne gestores públicos, especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil. O objetivo é debater e construir soluções para sistemas alimentares mais resilientes, sustentáveis e justos.

O seminário é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Também colaboram o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e o ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade. O evento registrou mais de 500 inscritos.

Participam representantes de 111 municípios brasileiros, além de delegações da África, Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Roma e Escócia. O apoio institucional vem do Conselho Federal de Nutrição, do Instituto Comida do Amanhã e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A programação se estende por três dias.

A abertura oficial ocorreu no Teatro Francisco Nunes, localizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Estiveram presentes a secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, e outras autoridades. Entre elas, Corinna Hawkes, da FAO, e Lilian Rahal, do MDS.

Advertisement

Também compareceram Thiago Grego, representando o ICLEI América do Sul, e Vinicius Pereira Guimarães, da Embrapa Milho e Sorgo. Eduardo Cruvinel, presidente da Belotur, e secretários municipais de Belo Horizonte também participaram. Representantes da Conab, Embrapa, Senac e diversas cidades brasileiras marcaram presença.

No primeiro dia, à tarde, ocorreram três atividades simultâneas na Sede da PBH e no P7 Criativo. Foram o painel “Construindo convergências para sistemas alimentares urbanos resilientes”, o Encontro da Agricultura Familiar e uma Aula Temática. Relatos de pesquisas e experiências foram apresentados ao final do dia.

Darklane Rodrigues destacou a importância da cooperação. “Este 4º seminário Internacional com o tema abastecimento alimentar, emergência climática e fome vem para unir forças. O tamanho do desafio exige a cooperação de todos: entre países, entre municípios e entre a ciência e a política”, afirmou a secretária.

Programação e Debates

Na quinta-feira (25), o painel central “Abastecimento alimentar, emergência climática e fome – desafios do século XXI e caminhos de superação” abriu as atividades da manhã. Em seguida, um talk show reuniu Márcia Ribeiro, Julia Ninahuaman Velasques e Paula Ribeiro Guimarães. Elas debateram o abastecimento a partir de sistemas alimentares sustentáveis.

Advertisement

À tarde, três oficinas simultâneas aprofundaram temas como parcerias globais, políticas públicas de abastecimento e os impactos das mudanças climáticas sobre a alimentação urbana. O encerramento do segundo dia, às 17h, na sede da PBH, incluiu a premiação de soluções inovadoras. Estas soluções foram apresentadas por pesquisadores, gestores, agricultores e organizações sociais.

As soluções premiadas destacaram-se no enfrentamento à fome e no fortalecimento das políticas de abastecimento. Na sexta-feira (26), o evento se encerra com visitas técnicas a equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da capital mineira. Essas visitas permitem conhecer de perto as iniciativas locais.

Cultura e Gastronomia no Evento

A programação artística integra o conteúdo do seminário, valorizando saberes populares, tradição e memória. A abertura, no dia 24, contou com um cortejo musical do Grupo Cultural Meninas de Sinhá. O grupo, formado por moradoras do Alto Vera Cruz e Taquaril, conduziu a apresentação do hall de entrada até o Teatro Francisco Nunes.

Na manhã de quinta-feira (25), às 8h30, o Coral da Escola Municipal Professor Tabajara Pedroso se apresentou na Sede da PBH. Às 16h30, a Cia 5Só, companhia de teatro marginal, realizou um sarau de poesia, também na sede da PBH. O grupo é composto por artistas negros, mulheres e LGBTQI+ das periferias de Belo Horizonte.

Advertisement

Um destaque gastronômico foi a intervenção artístico-gastronômica “O Pastel de Angu”, do chef Stanley Albano, do espaço MandakNega. A apresentação ocorreu às 17h30 do mesmo dia. A releitura do tira-gosto mineiro foi criada a partir de saberes ancestrais afro-indígenas. Stanley é multiartista e pesquisador da cozinha de oralidade.

Feira de Encerramento

O encerramento do seminário, na noite de quinta-feira (25), a partir das 18h, foi uma feira aberta ao público na Rua Goiás, 14. A Feira de Encerramento reuniu atrações musicais e culturais gratuitas. A discotecagem ficou por conta do Ponto Nordeste, movimento que promove o forró pé-de-serra no centro da cidade.

O show do Bloco Timbaleiros do Ghetto animou a noite com sua batucada. A programação também incluiu a Blitz Arraial de Belô, em parceria com a Belotur, celebrando o período junino e a cultura popular mineira. As intervenções artísticas são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a Belotur.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *