agenciamg-796

Belo Horizonte lança Plano Municipal para População LGBTQIAPN+ nesta quinta-feira

Advertisement

Belo Horizonte sediará nesta quinta-feira (25) o evento “Todas as Cores do Orgulho”, em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A atividade ocorrerá no Centro Cultural UFMG, localizado na Avenida Santos Dumont, 174, Centro, com início às 14h.

O evento incluirá o lançamento do 1º Plano Municipal de Políticas para a População LGBTQIAPN+ de Belo Horizonte. Este plano é resultado de um processo que durou mais de um ano, envolvendo conferências, pesquisa acadêmica, participação social e gestão pública.

O documento apresenta ações e orientações para os órgãos municipais no desenvolvimento de políticas públicas. Ele busca dialogar com a estrutura do município, reconhecendo a necessidade de políticas que considerem a multiplicidade da população LGBTQIAPN+.

Caio Pedra, diretor de Políticas para a População LGBT de BH, afirmou: “Estamos diante de uma conquista e uma grande responsabilidade. Uma conquista porque formaliza e estrutura uma política que já existe, dando a ela horizonte, metas e comprometimento institucional. É uma responsabilidade, pois estabelece um novo patamar de exigência para o município, que passa a ter não apenas equipamentos e ações, mas um compromisso público de melhoria contínua, com metas, prioridades e transparência”.

Advertisement

O evento contará com o apoio do Cellos, organização que atua na promoção e defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+. Durante o encontro, serão apresentados os primeiros detalhes da Parada LGBTQIAPN+ de 2026, incluindo informações sobre a organização e expectativas.

Serão abordadas ações previstas para fortalecer a visibilidade, a cidadania e a participação da comunidade. O objetivo é discutir o futuro do evento e seu impacto na cidade.

Empregabilidade

De acordo com informações da Prefeitura de Belo Horizonte, além do Plano, será apresentado o Projeto de Empregabilidade LGT-BH. Este projeto propõe uma política pública voltada à empregabilidade e geração de renda para mulheres lésbicas, bissexuais, trans e travestis em situação de vulnerabilidade social.

O projeto não criará cursos próprios, mas encaminhará as participantes para cursos gratuitos já existentes. Serão priorizados os cursos do Sistema S (Senac, Senai e Sebrae), além de programas municipais e instituições parceiras.

Advertisement

Um dos diferenciais do projeto é o acompanhamento contínuo, com atendimento psicológico individual e oficinas socioeducativas. Também haverá fortalecimento da autoestima, preparação para entrevistas e apoio pós-contratação por até seis meses.

Outras entregas

A Diretoria de Políticas para a População LGBTQIAPN+ de Belo Horizonte, em parceria com a PUC Minas, lançará o livro “Narrativas da Memória”. A obra reúne relatos de oito pessoas que contribuíram para a construção da Política Municipal LGBTQIAPN+.

Os participantes foram selecionados pela Diretoria de Políticas para a População LGBT (DLBT) e representam diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. O livro busca registrar histórias individuais e preservar memórias que se entrelaçam na construção de uma trajetória coletiva.

A obra celebra a diversidade e a importância da memória como instrumento de resistência e transformação social. Ela visa documentar a luta por direitos, reconhecimento, cidadania e pertencimento da população LGBTQIAPN+ no município.

Advertisement

Buscando assegurar direitos e promover a cidadania desta parcela da população, o município fará a adesão à Política Nacional LGBTQIA+. Esta iniciativa do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania visa consolidar ações de inclusão em todo o território nacional.

A estratégia foca na execução de ações conjuntas entre as diversas esferas governamentais para democratizar o acesso aos serviços públicos. Ela também busca incentivar o engajamento social, com um enfoque intersetorial.

A proposta fomenta a cooperação entre diferentes departamentos da gestão municipal. O objetivo é auxiliar no combate às desigualdades originadas por identidade de gênero ou orientação sexual e na formulação de diretrizes mais acolhedoras.

Comissão Municipal

Os integrantes da Comissão Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania de Pessoas LGBTQIA+ (CMLGBTQIA+) de Belo Horizonte para a gestão 2026-2027 serão empossados durante o evento. Criada por decreto, a Comissão tem como objetivo elaborar propostas de implementação de políticas públicas na capital.

Advertisement

Esta é a segunda gestão do espaço colegiado voltado para participação social desta população. A comissão é composta por 20 representantes do Executivo e 20 da sociedade civil.

O Projeto Entre Nós – Autonomia para Coletivos LGBTQIAPN+ é uma iniciativa que visa fortalecer coletivos e organizações LGBTQIAPN+ da cidade. Isso será feito por meio de ações de formação, desenvolvimento institucional, consultorias especializadas e fortalecimento de redes comunitárias.

O projeto busca ampliar a autonomia dessas iniciativas, fortalecendo a gestão e a capacidade de captar recursos. Ele também visa a atuação em rede, contribuindo para uma comunidade mais organizada, sustentável e protagonista na promoção e defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *