A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou a realização de um concurso público para médicos, conforme divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) de sábado (27). O processo seletivo incluirá a nota do Exame Nacional de Residência (Enare) como uma das etapas.
As vagas serão destinadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e ao Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB). O edital completo, com as especialidades e demais regras, será publicado em 2026.
Esta será a segunda vez que a PBH utilizará o Enare como parte do processo seletivo para médicos. O primeiro edital com essa metodologia foi publicado em 2024.
Nesta edição, o concurso considerará a nota obtida no Enare 2026/2027. Também será avaliada a conclusão do Programa de Residência Médica da SMSA e do HOB.
Serão considerados os médicos das turmas de Residência Médica de 2027, na modalidade de acesso direto. Os critérios específicos serão detalhados no edital a ser divulgado.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Miguel Duarte, “A realização de um novo concurso com utilização do Enare reforça o compromisso da PBH com a prestação de serviços de saúde pública cada vez melhores.”
O secretário acrescentou que a medida visa fortalecer a carreira médica, atrair profissionais preparados e valorizar aqueles que se especializam na rede municipal. Ele destacou a integração entre formação, residência e ingresso no serviço público.
A utilização do Enare como etapa do concurso público busca integrar a formação médica ao ingresso na carreira pública. A medida também simplifica o processo seletivo para os candidatos, que podem usar o desempenho do exame nacional.
